segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Adeus privacidade, valeu Orkut

Texto escrito para o meu Blog pessoal "In Hidden Truth" (atualmente inativo) em 10/06/2010


link original

Como todos sabem dei uma parada nas atualizações do Blog, mas estou aqui de volta para reclamar uma coisa, a respeito de uma atualização na Rede Social Orkut, o qual deixou mais de 300 mil usuários chateados, desde o dia de hoje. Sim minha gente, estou falando da atualização dos recados da página de recados (scrapbook), essa atualização faz com que mandemos recados para as pessoas e escolhemos se esse recado vai ser privativo ou não, de modo que só a pessoa possa ler, independente dos amigos dela visitarem à página não poderão ver o recado. Até aí mil maravilhas, o que vem causando problemas com os demais usuários é, que se tal recado for apagado, todos os comentários do mesmo também serão, cessando assim a conversa, é como se uma foto tivesse vários comentários e a pessoa fosse lá e apagasse a foto, todos os comentários sumiriam também, além do fato de você comentar nos recados que ela destina a outra pessoa, ainda mais se a outra pessoa for sua amiga, você manda uma recado pra ela, e esse recado será visto por todos os contados dela, acabando de vez com a privacidade.

O Orkut fez isso com o intuito de acabar com o envio de informações confidenciais por depoimento, pois depoimentos podem ser aceitos e fazer com que várias pessoas vejam, mas uma vez que um recado confidencial é mandado de modo que todos possam ver, já deixa de ser confidencial, assim como um depoimento quando é aceito.

Se você quer privacidade, envie uma mensagem, clicando em "Enviar Mensagem", e assim suas mensagem poderão ser lidas apenas por você, você poderá salva-las e, se julgar interessante, poderá encaminha-las como a um e-mail. Isso existe desde 2004 com a criação do Orkut, só não usa quem não quer.

NOTA: Por volta das 09:40 do dia 12 de junho, os recados do Orkut voltaram ao normal graças a mais de de 500 mil usuários, que entre denúncias e sugestões, ameaçaram apagar suas contas, inativa-las e mudar-se para outras redes sociais.