segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Programação de elite para espectadores em massa

Texto escrito para o meu Blog pessoal "In Hidden Truth" (atualmente inativo) em 25/02/2010


link original

Você já parou pra pensar, que a TV aberta está nos poluindo?
Já parou pra pensar, que você deixou de assistir a uma peça teatral para se preocupar com quem ira ser eliminado?

Se você não parou pra pensar, ou sequer fez essas perguntas, saiba que você é mais um dos milhões brasileiros controlados pela mídia, que por sinal não se importa com a sua formação, só quer saber da sua audiência e do seu dinheiro.
Ah, mas agora você se pergunta: "Dinheiro, como assim? Não gasto pra assistir à TV aberta". Você está enganado, cada ligação feita, seja para falar de algum milagre que aconteceu na sua vida, seja para eliminar alguém, ou para ganhar um Playstation™, gera diariamente milhares de reais nos bolsos de quem manda na TV, de quem manda em você.

Se a TV quisesse mesmo educar você, Telecurso 2000 não seria exibido às 5:00 da manhã. Agora, temos a TV Cultura, que têm em sua grade de exibição, programas educativos, desenhos não violentos, apresentações de óperas, e muitas vezes o que não é exibido na TV aberta, filmes nacionais. A TV Cultura, exibe o que costumávamos chamar de programação de elite, que consiste-se em arte, a mesma encontrada muitas vezes em canais fechados (ou TV paga). Mas por que optar em assistir a TV paga, para assistir a conteúdo semelhante na Cultura?
Por que a TV Cultura é uma TV aberta, e TV aberta já ganhou o estereótipo de "Canais de baixo calão", apelido esse dado por um amigo meu, que diz isso por que só enxerga, piadas racistas e machistas, forte apelo sexual e nenhuma educação. O povo brasileiro, já acostumado com isso, prefere sempre um filminho regado a violência e sexo, piadas ofensivas à mulheres, homossexuais e pessoas de outras etnias. Mas quando se trata de educação, futuro do país, futuro dos filhos e até mesmo o próprio, eles preferem deixar isso de lado e fazer alguma outra coisa, mesmo que não tenham nada pra fazer.

Agora se você, após ler este texto, continua sem entender de que forma a TV está nos poluindo, ligue sua televisão e veja o que está passando na Cultura e na RedeTV! no horário nobre.