- Nome: The Burning / Chamas da Morte
- Lançamento: 1981
- Edições: 91 min. ('92 Cut) / 93 min. ('01 Unrated)
- Nasty List #7
- IMDb: Personal Review
Que filme, senhores e senhoras, que filme! Um dos primeiros a entrar na famosa "Video Nasty List", sendo em seguida banido e lançados com 45 segundos de cortes em 1992 e sem cortes em 2001. O filme nada mais é do que um roteiro exacerbadamente explorado.
Crospy, um antigo zelador do acampamento de verão Blackfoot sofre um ataque de quase morte e clama por vingança antes de desfalecer, passados cinco anos ele sai do hospital e retorna no acampamento Stonewater, onde sua lenda foi contada e matando os que estão ali presentes.
Muito semelhante ao roteiro de Friday the 13th (1980) e Sleepaway Camp (1983). Esse filme tem alguns detalhes importantes que lhe concedem o merecido destaque, dos quais podemos dizer:
Criado, escrito e produzido por Harvey Weinstein (Pulp Fiction, The Crow, Scream, The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring), em sua lista de mais de 300 produções. Um slasher bem convincente deve agradar graficamente em sua violência, então a maquiagem ficou por conta de Tom Savini (Dawn of the Dead, Friday the 13th, Machete) e a trilha sonora por Rick Wakeman, tecladista da banda de rock progressivo Yes, além de algumas composições importantes para David Bowie, a direção é de Tony Maylam, sem muitos trabalhos adiante.
A cereja do bolo fica para os mais de 2 minutos de corte para toda violência gráfica e alguma nudez aparente, além de claro, a (des)agradável cena em especial no lago, responsável por inseri-lo em uma das mais pervas listas criadas pelo órgão de censura britânico, a BBFC. Isso tudo sem contar que a história de Crospy é baseada em fatos reais e seu roteiro foi escrito antes de Friday The 13th, embora tenha sido lançado praticamente 1 ano depois.
Fica minha recomendação aos amantes de gore oitentista e para filmes bem produzidos. Assistam a versão com 93 minutos e em idioma original, sua sonoridade merece ser ouvida. E por falar em sonoridade, a banda paulista de death metal Cemitério o tem em uma de suas músicas.
Trilha sonora disponível em CD e LP, com 11 faixas.
The Chase, 2:00